quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ser criança

Ser criança
É ser herói
É ser artista
É ser protagonista
É ser pintor, poeta e escritor
É ser índio e cowboy

Ser criança é ser o sonho, o futuro e a esperança
Ser criança é aventura, é desafio
É ser conquistador
É rir e brincar
É inventar novas formas de ser criança

Há quem não possa ser criança
Não conheça um palhaço, um balão
Viva sem sentir o gosto da fantasia
Conheça a fome e o frio
Crianças de vida vazia!

Há quem não tenha sequer um lápis, um papel
O direito a viver, a brincar, a crescer e aprender
Sinta o terror e opressão
Essas vivem sem amor nem ilusão
Conhecem a injustiça, a violência e exclusão.

Não sabem que SER CRIANÇA é ter magia
É ser no presente, a promessa do futuro
De um mundo mais justo, mais humano e tolerante

A criança não sabe, mas confia…
A criança não conhece fronteiras
Não vislumbra o amanhã
Não sabe o que são direitos nem defende teorias
A criança só deseja ser amada!

Fim...


E, pronto... chegámos ao fim!

O tempo passou depressa. Rapidamente chegou o mês de Junho e com ele, as últimas provas, as despedidas e o encerramento do ano.

Esta semana até parece que passou mais depressa ainda. Arrumámos os nossos materiais, livros e cadernos, ensaiámos para a festa e soubémos as nossas notas das provas de Aferição. Não nos portámos nada mal...

Ontem já soubemos que vamos todos para o 5º ano. Sabemos que para o próximo ano vamos ter de estudar muito mais e temos de nos ajudar uns aos outros. Fizémos essa promessa à professora.
Hoje fomos ao Centro de Estágios do Luso para a festa de Encerramento das AEC`s. Esteve muito calor, mas tudo correu bem.
Amanhã é mesmo o último dia!
Vamos fazer do último dia, um dia inesquecível....

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Artesanato - parte 2

Artesanato

No início do ano, a professora pediu a todos os alunos da sala para comprarem uma cadeira ou um banco pequeno em madeira.
Podíamos trazer papel de embrulho ou livros de Banda Desenhada antigos. O Tiago é que trouxe muitos livros de Banda Desenhada para quase todos os alunos da minha sala.
Primeiro, fomos recortando aos poucos muitas imagens dos livros ou quadradinhos de papel de embrulho. Depois de muitas imagens recortadas, fomos pondo a cola nas pernas da cadeira, colámos os papéis e fomos pondo em todos os sítios até que a cadeira ia ficando pronta. Fizemos isto ao longo de todo o ano.
Depois de os papéis estarem todos colados, a professora envernizou-os para não se estragarem. Não fomos nós a envernizá-los porque é muito perigoso e as nossas roupas ficavam todas sujas.
Quando finalmente estava tudo pronto, fizemos uma exposição com as cadeiras e os bancos. Estava tudo muito bonito. agora já estão em nossas casas a enfeitar e servirão para recordação do nosso 4º ano.
Foi uma experiência muito divertida fazer as cadeiras!
Rafaela Mortágua

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Exposição de Espantalhos - fotos

Exposição de Espantalhos

Ontem fomos expôr os nossos Espantalhos no Jardim Municipal da Pampilhosa.
Esta actividade foi pensada há muito tempo e foi preparada por nós, pelos professores e pelos nossos pais.
Foi uma actividadde conjunta das 2 escolas do 1º ciclo da Pampilhosa.
Com o "fato" que usámos no Carnaval, fizemos os Espantalhos.
Tivémos de usar palha, panos velhos, papel e até plásticos para os enchermos.
O Jardim ficou mais bonito! Os patos do lago, agora têm companhia...
Esperamos que as pessoas da vila visitem o jardim para ver a nossa Exposição.
E já agora, que ninguém estrague nada...
Regressem de novo para ver aqui as fotos.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A mãe do Tiago veio à Escola

Hoje a minha mãe veio à nossa escola ler duas fábulas.
As Fábulas são histórias em que as personagens são animais com características humanas, que entram em diálogo e têm sempre uma lição de moral.
As fábulas que a minha mãe leu foram: "O Corvo e a Raposa" e " O Burro vestido com pele de Leão".
Os meus colegas gostaram muito de as ouvir e eu também.
Ficamos à espera das outras mães, pais e avós que queiram vir. Não se esqueçam que as aulas estão quase a acabar e já têm pouco tempo!
Tiago Marques

A nossa visita de Estudo


No passado dia 29 de Maio, fomos a Coimbra fazer uma visita de estudo. Foi incrível! Em primeiro lugar fomos de comboio. Que espectáculo ! Durante a viagem vi imensas árvores No passado dia 29 de Maio, fomos a Coimbra fazer uma visita de estudo. Foi incrível!
Em primeiro lugar fomos de comboio. Que espectáculo! Durante a viagem vi imensas árvores verdejantes, algumas povoações…, tudo passava muito rápido, e… não havia buracos na estrada, pois o comboio anda numa linha-férrea que é direitinha.

Quando chegámos a Coimbra, eu e todos os meus colegas saímos da estação de comboios para assim podermos ir visitar o Museu Militar. Tivemos todos muito cuidado com o passeio a pé. Fomos sempre pelos passeios e só atravessávamos nas passadeiras.

Finalmente chegámos ao Museu Militar, onde descobrimos diversas antiguidades utilizadas em guerras, por exemplo: pistolas, talheres, carros de guerra, espadas e outros objectos.
O Senhor Coronel Alves foi muito atencioso connosco e deixou-nos andar dentro dos tanques de guerra.

No fim desta visita ao museu, fomos ao Mosteiro de Santa Clara visitar o túmulo da Rainha Santa Isabel que foi uma pessoa muito importante porque ajudava os pobres. Ainda hoje se celebra a festa de Coimbra com o feriado em louvor da Rainha Santa Isabel.

Como estávamos com muita fominha, fomos até ao parque almoçar. Este parque situa-se junto do Rio Mondego e é muito calminho. Depois de almoçar fomos brincar um pouco nos baloiços e escorregas…… Que divertido!

À tarde fomos atravessar a ponte pedonal “ Pedro e Inês “ (atravessa o Rio Mondego). A ponte tem vidros de várias cores e através destes conseguimos ver as águas do rio de diversas cores.
Mais tarde fomos visitar o parque da cidade, tem árvores enormes e lindíssimas, muito verdes e de várias alturas. Lá habitam muitos pássaros. Ouve-se o seu chilrear.

Quando saímos do parque estávamos ansiosos por um geladito. A nossa professora foi muito simpática em nos comprar um gelado maravilhoso! Que delícia!

Dirigimo-nos para as ruas apenas pedonais, vimos o arco da Almedina todo feito em pedra. No fim de percorrer algumas ruas chegámos à Igreja de Santa Cruz onde observámos o túmulo de D. Afonso Henriques que foi o primeiro rei de Portugal e também o túmulo de D. Sancho, seu filho. É uma igreja toda feita em pedra com uns arcos enormes que sustentam os tectos. Também lá vimos imensos tubos que são de um órgão. Já tinha ouvido música num órgão destes e ela é fantástica.

Alegres e cansados dirigimo-nos para a estação dos comboios onde lanchámos do nosso farnel. Estávamos felizes, mas esfomeados. Gostei muito deste passeio. Nunca me vou esquecer. Obrigada professora!
ANA LIMA