quarta-feira, 16 de abril de 2008

Uma Aventura no fundo do mar


No Verão passado, os meus pais levaram-me à ilha de Armona, no Algarve.
Fomos lá, porque eu gosto muito de observar o mar e de ir de barco até às ilhas.
Nesse dia, pus-me a olhar para o mar e pensei: Como será o fundo do mar? E os peixes e as plantas? Como serão?
Como eu gostava muito de ter um fato de mergulho, os meus pais fizeram-me uma surpresa e deram-me um. Eu fiquei muito contente.
Na praia vi passar uns mergulhadores e fui fazer-lhes uma pergunta:
- Vocês conhecem o fundo do mar? Como é?
E eles responderam:
- Sim, conhecemos. Mas não te vamos dizer. Vais tu descobrir! Se descobrires, no fim ganhas um prémio.
E eu, espantada, disse:
- A sério? Muito obrigada! Posso ir agora?
- Claro que podes! – disse o mergulhador.
Então, eu vesti o fato. E um dos mergulhadores foi comigo para que não me acontecesse nada de mal.
Quando cheguei lá ao fundo fiquei maravilhada! O mar era tão lindo e tão azul!
- Anda, vamos mais para o fundo. – disse o mergulhador.
Eu e o mergulhador, primeiro estivemos a nadar um bocado e depois ele disse:
- Vamos fazer um jogo. Eu aponto para uma planta ou para um peixe e tu dizes-me como é que se chama.
Eu respondi:
- Está bem! Que jogo divertido! Mas se eu não souber o nome?
- Se não souberes, eu digo-te, E se me disseres os nomes de todos, o teu prémio vai ser muito giro! – disse o mergulhador.
- Então vamos a isso…
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Depois eu perguntei:
- Estes peixes que estão a passar não fazem mal?
E ele respondeu:
- Não. Isto é um cardume que costuma passar por aqui.Vais ver passar muitos mais e com cores belíssimas!
Fomos ainda mais longe, e aí sim, parecia que estávamos no paraíso!... Vimos anémonas de cores maravilhosas, algumas agarradas às rochas, vimos peixes palhaços, cavalos-marinhos… Enfim… Não dá para imaginar.
Depois eu vi passar umas coisas e disse:
- Tão lindas! O que é?
- Não toques nisso! Afasta-te! Ufa! Isso é perigoso, não podes tocar. Chamam-se medusas. São belas mas perigosas. – disse o mergulhador.
Também vimos Estrelas-do-Mar, a Coroa-de-espinhos…
Cheia de medo, eu disse:
-Está ali um monstro, vamos fugir!
- Não te preocupes. É muito simpático. É um polvo. Mas agora temos de voltar para terra. Vamos!
Quando chegámos a terra contámos tudo aos meus pais e depois veio o prémio. Era um livro sobre o fundo do mar, autografado pelo mergulhador que foi comigo, um tubarão de peluche e um bilhete para mais uma visita ao fundo do mar, mas nas praias do norte.
E foi assim esta aventura no fundo do mar.

Rafaela Mortágua

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigaga por ter posto aqui o meu texto.
O meu pai já viu e gostou.
Só falta mostrar á minha mãe.


Rafaela

Nuno Forte disse...

Se uma aventura no fundo do mar te interessa muito clika . www.marencantado.com