quarta-feira, 16 de março de 2011

Passeio pela Pampilhosa

No dia vinte e três de fevereiro de dois mil e onze, fomos dar um passeio pela Pampilhosa. Começámos pelas Almas do Lagar, que é uma capelinha antiga onde havia um santo que foi partido. Chama-se Almas do Lagar porque um senhor chamado Manuel Quinteiro transportava azeite para o Mosteiro de Lorvão durante a noite, num carro de bois. Como estava muito frio, ia embrulhado numa capa e adormeceu. A capa prendeu-se numa roda do carro de bois. De repente, acordou pensando que ia morrer e, por milagre, os bois pararam salvando-lhe a vida e ele mandou fazer a capelinha para fazer lembrar o milagre que lhe salvou a vida.
Depois fomos ver várias fontes, como:
- Fonte do Rio de Cima, que estava muito suja, tinha telhas partidas, água no chão. Tinha muitos lavadores e uma torneira que deitava água mas não se podia beber porque não prestava e onde ainda há pouco tempo se ia lá buscar água para beber em casa.
- Fonte do Melo - Em tempos idos, Joaquim da Cruz convenceu Joaquim José de Melo a autorizar a canalização da água da nascente do pinhal da Gândara até perto da zona das casas e construiu-se um aqueduto com mais de trinta arcos e essa fonte passou a ser chamada Fonte do Melo que foi inaugurada em 1925. Vimos também o aqueduto.
- Fonte D’Aqui, fica junto da Fonte do Melo. Não é uma fonte de bica, mas de mergulho. Não a conseguimos ver bem porque tinha muitas silvas.
- Fonte das Poças, fica ao pé da igreja que foi de onde a vimos.
Na igreja está a padroeira da Pampilhosa, a Santa Marinha.
Do adro da igreja vimos a Pampilhosa quase toda.
Quando fomos da Fonte do Rio de Cima para a Fonte do Melo vimos o Rio Cértoma e quando fomos da Fonte do Melo para Fonte D’Aqui vimos o celeiro da Casa Melo.
Vimos também a Casa Melo e a Casa Quinhentista que fica na Rua Gonçalo Randulfe. Na Casa Quinhentista há um Museu Etnográfico onde estão expostos objetos muito antigos, como os do azeite, de barro feitos nas fábricas de cerâmica da Pampilhosa… Há também uma coleção de brinquedos, o Museu do Porco e uma sala com os objectos utilizados pelo Dr. Abel da Silva Lindo no seu consultório.
Na Pampilhosa Alta, fica o Largo do Freixo onde existem dois freixos, um muito antigo e outro que foi plantado há menos tempo. Há lá uma estátua de um Ganso que foi dada por Courcoury, vila francesa geminada com a Pampilhosa. Perto do Largo do Freixo fica a primeira escola da Pampilhosa, o Cruzeiro da Capela do Senhor do Lombo e o Coreto.

Gostei muito de conhecer melhor estes sítios onde fomos. Foi muito giro.
Carolina Direito 3º B

2 comentários:

Unknown disse...

Olá
Ouvi dizer que foi um passeio muito interessante.
O João Pedro diz que adorou o passeio.
bjos docinhos

Anónimo disse...

Gostei muito de visitar a Pampilhosa.





Carolina Direito 3:B