segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia de Festa - A nossa escola fez anos


No dia 23 de Março de 1923, era inaugurada e entrava em funcionamento, a Escola Democrática da Pampilhosa, à qual se deu o nome de Escola Primária Tomaz da Cruz.
Tomaz da Cruz era o pai do industrial Joaquim da Cruz, homem de grande dinamismo industrial e cultural na Pampilhosa.
A sua grande vontade em construir uma escola nesta localidade, levou-o a oferecer o terreno e diversos materiais de construção. Tendo-se organizado uma subscrição pública, os cidadãos pampilhosenses contribuíram com dinheiro e material. Na época, também se realizaram alguns espectáculos, no Teatro do Grémio de Instrução e Recreio da Pampilhosa, para angariação de fundos.
O primeiro professor desta escola foi Firmino Brito da Costa. Segundo se pode ler na escritura de doação da escola, este professor foi designado pelo próprio Joaquim da Cruz. Nomeada para a mesma escola, pelo Ministério da Educação, veio ainda a Professora Camila Albuquerque de Sousa.
Durante muito anos, estes professores receberam o carinho das gentes desta terra. A eles se seguiram tantos outros que foram deixando as suas marcas em inúmeros alunos que foram passando por esta escola.
Sendo provavelmente o último ano lectivo em que a Escola Tomaz da Cruz funcionará em pleno, (uma vez que as obras de construção do novo Centro Educativo já arrancaram), os actuais professores resolveram fazer da Escola o seu próprio projecto anual.
No dia 23 de Março de 2009, a escola comemorou 86 anos.
A data foi assinalada com um palestra dirigida aos actuais 71 alunos, onde estes puderam conhecer alguns aspectos históricos, algumas curiosidades e alguns testemunhos na primeira pessoa. Os alunos ouviram atentamente o senhor professor Cesário Azenha e a senhora professora Benilde Marques, que leccionaram nesta escola 41 e 20 anos respectivamente. Também a Drª Alice Godinho conseguiu a atenção dos pequenitos, contando-lhes a história da escola. Também estiveram presentes o Dr. Hernâni Pereira, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de escolas de Pampilhosa e o Prof. Carlos Cabral, Presidente da Câmara e antigo aluno desta escola.
No final, cantaram-se os parabéns e, claro está, não poderia faltar o bolo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os alunos que fizeram nesta escola a raiz do seu saber.
Parabéns a todos os professores que com o seu empenho contribuíram para formar estas gerações ( avós, filhos e netos).
PARABÉNS COMUNIDADE EDUCATIVA DA PAMPILHOSA!

Daniel Vieira disse...

Vou ter muitas saudades da minha antiga escola onde fiz os meus 4 primeiros anos de escolaridade com o Prof. Cesário (na sala onde está este ano o 3.º ano) e onde actualmente tenho 3 das 4 turmas na AEC - Música.

Anónimo disse...

Foi com muita emoção que li o artigo:" Dia de festa - A nossa escola fez anos". Andei nessa escola, entrei no ano lectivo 1978/79 e fui aluna do professor Cesário, de quem tenho muitas saudades.
Também me lembro muito bem da professora Benilde.
Sandra Bergano