domingo, 31 de maio de 2009

A flutuação

Na passada sexta feira voltámos às experiências. Desta vez trabalhámos a flutuação.
Colocou-se na mesa de trabalho um bacia de plástico cheia de água. Depois, foi pedido aos meninos que fossem dizendo o que aconteceria aos objectos que tinhamos na mesa: batata, maçã, arroz, pregos, esferovite, moedas, plasticina...

A pequenada tinha sempre resposta pronta, vejamos:
“A barra de plasticina e o prego de ferro afundam porque são pesados”;
“A rolha de cortiça e o esferovite flutuam porque são leves”;

"O arroz é leve e flutua"
“Alguns flutuam outros afundam”.

Qual não era o seu espanto quando tudo saía ao contrário do que diziam:
Então não é que a batata afunda e a maçã que é "quase igual" flutua?
E o arroz, que é tão levezinho e afunda?

Porque será?

É que a flutuação de um objecto depende da sua densidade e da do líquido em que é introduzido. Um objecto flutua se a sua densidade for igual ou menor do que a do líquido
em que é introduzido. Em caso contrário, afunda.

Claro que a noção de densidade ainda é dificil de ser compreendida por crianças tão pequenas, mas estas actividades têm como objectivo principal, despertar neles a curiosidade.

sábado, 30 de maio de 2009

Os 10 mandamentos da criança aos pais

O dia da Criança aproxima-se.
Não resisti a colocar este texto que encontrei.
Fica para reflexão...


1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.
As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.

2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.

5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

6. Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.
Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.


7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.

8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.

9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.

fonte:http://web.rcts.pt/paulaperna/10mandamentos.htm



sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Internacional da Família

Hoje, 15 de Maio, comemorou-se o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA e nós não deixámos de assinalar este dia.
Convidámos algumas mães para virem contar uma história à nossa escola.
De manhã, a mãe Dulce e a mãe Sandra contaram a história do Ali Babá e os 40 ladrões. Alguns de nós, já conhecíamos a história mas ficámos muito atentos para não deixar escapar nenhum pormenor.
Ah, é verdade: sabiam que o Ali Babá esteve connosco? Não acreditam? Vejam as fotos para confirmar!
À tarde foi a vez da mãe Raquel, que nos leu 2 histórias muito bonitas e cheias de ensinamentos: A fada da Neve e o Ovo encantado.
No Dia da Família, foi muito bom poder ler em conjunto e conversar um pouco sobre os livros que as mães escolheram.
No final do dia, deliciámo-nos com um saboroso bolo feito pela mãe Raquel.
Obrigado, mães!
Ficamos à espera que mais mães e pais nos venham contar histórias...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como se distinguem os sólidos dos líquidos?

Voltámos às experiências.
Desta vez andámos às voltas com mel, açúcar, água, azeite, chocolate, mostarda...
E para quê? É que a nossa professora queria saber o que distingue os líquidos dos sólidos.
Nem queiram saber a discussão que aconteceu!
É que ninguém se entendia!...
Começámos por dizer que os líquidos são moles e os sólidos são duros.
Mas ao fazermos os grupos, o chocolate em pó era mole e tinha de ir para o grupo dos líquidos. Uns não concordavam...
Depois dissemos que os líquidos escorrem depressa e os sólidos escorrem devagar ou não escorrem.
Que confusão! Não é que o açúcar, que escorria tão depressa pelo saquito, era um líquido?
Fizemos outras tentativas, mas não nos entendíamos. Cada grupo tinha uma resposta.

No final verificámos que, à mesma temperatura, uns materiais formam gotas (azeite, água…) e outros não (açúcar, manteiga…).

Então, a resposta à pergunta da professora é esta: À temperatura ambiente, os líquidos formam gotas e os sólidos não.

domingo, 10 de maio de 2009

Pensamento

No seguimento dos dois posts anteriores, sobre cuidados ambientais, partilho aqui convosco um pensamento que acabei de receber:
Meditemos nele...

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta..."

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Casa do Ambiente

Esta semana fomos à Mealhada visitar a Casa do Ambiente.

Além de ser um dia diferente e divertido porque andámos de autocarro, aprendemos e recordámos muitas coisas importantes.

Sabiam que mais de metade do lixo que produzimos todos os dias pode ser reciclado?

Todos nós devemos participar activamente na correcta separação dos resíduos para posterior reciclagem. Este procedimento não se deve limitar às embalagens, mas incluir todos os resíduos passíveis de ser reciclados, como os óleos usados, electrodomésticos, pilhas, automóveis, etc

É verdade: sabiam que na nossa escola, para além da separação do lixo e da recolha de material diverso para o Depositrão, ainda recolhemos óleo e pilhas?


Chegou o Depositrão














Já chegou à nossa escola o Depositrão.

Não sabem o que é?

O Depositrão é um contentor, destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, entre outros).

Ficamos à espera da vossa colaboração.

Toca a encher o Depositrão.

A Joana, a Margarida e o Diogo já começaram...