quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fábulas divertidas

O Projecto Bibliomóvel da Câmara Municipal continua.
Regularmente chega uma mala nova, cheiinha de livros.
Esta mala é dedicada às Fábulas.
Os alunos já sabem o que é uma fábula e j
á ouviram ler quase todas as que estão na mala.

Esta semana, a leitura foi diferente. Não foi a professora que leu.

É que vários livros trazem um CD com a fábula gravada. Então, foi muito engraçado, ouvir a história contada por outra voz.

A fábula preferida e mais divertida foi a da Rã que queria ser maior do que o boi.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Que felicidade!


Chegaram mesmo. Aqui fica a prova!

Finalmente... Hoje chegaram 12 Magalhães!

Nem de propósito! Bastou falar neles e... eles chegaram!
Foi uma alegria imensa para os pequenitos.
O pior foi dizer-lhes que só chegaram 12 e, por isso, haveria 7 meninos que teriam de esperar um pouco mais.

Agora, resta esperar que seja dado o uso devido a estas maravilhosas máquinas.

Aqui ficam algumas ideias de actividades daquilo que as crianças poderão fazer em casa com o Magalhães (com a ajuda ou não dos seus familiares).

  • escrever textos e histórias
  • ler e ouvir histórias disponíveis em sítios da Internet
  • desenhar
  • pesquisar na Internet (com a ajuda dos pais)
  • resolver problemas de matemática
  • criar e editar pequenos filmes usando as possibilidades de gravação de imagem e som
  • escrever e enviar mensagens a familiares, amigos, professores... (sob supervisão dos pais);
  • localizar regiões em mapas virtuais existentes na Internet (ex: Google Earth)
  • jogar;
  • explorar software educativo;
  • visitar e explorar sítios para crianças na Internet...

Aproveitem...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Quando chega o Magalhães?



Esta é uma pergunta que todos fazem...
Deve estar quase a chegar, digo eu...
Alguns pais já começaram a receber a mensagem de pagamento.


O Magalhães é o computador de baixo custo dirigido a todas as crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico oficial em Portugal.


Produzido a partir do segundo modelo do Classmate PC da Intel, a máquina tem as seguintes características:Processador: Intel ULV 900Mhz;
Memória RAM: 1 GB;
Armazenamento: Disco Rígido de 30 GB;
Ecrã de 9’’ (22 cm);
Câmara Web 2 Colunas de som , Microfone incorporado e entradas para auscultadores e microfone externo 2 portas USB
Entrada para cartões de memória SD
Placas de rede Wireless (sem fios) e Ethernet (cabo);
Bateria: 3 células (3 horas)
Sistema Operativo: Windows XP e Linux Caixa Mágica (dual boot);
Resistente ao choque e a líquidos;

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nova colega

Ontem, dia 14, tivémos uma surpresa! Chegou uma colega nova!
Bem, colega nova na sala, porque quase todos nós já a conhecíamos.
A verdade é que a Sara Cardoso anda no mesmo ATL que nós.
Feitas as apresentações, só 3 colegas é que não a conheciam, passámos a dizer-lhe as regras da sala, para que ela ficasse a conhecê-las.
Aqui estão elas:

NÃO DEVEMOS:

Correr na sala de aula
Gritar na escola
Magoar os colegas
Mexer no que é dos outros
Mentir
Arrancar ou estragar as plantas
Riscar o mobiliário
Riscar o quadro
Desperdiçar o leite ou o lanche
Chegar atrasados
Ficar no recreio ou no átrio depois de tocar a campainha

DEVEMOS:

Falar baixo e um de cada vez
Arrumar sempre tudo nos seus sítios
Colocar o lixo nos caixotes próprios
Cuidar bem dos livros e do material
Esperar pela nossa vez
Respeitar os colegas, professores e funcionárias


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Fizémos experiências


















Fizémos uma experiência na nossa sala.
Primeiro vimos um pequeno filme onde uns meninos diziam que não tinham medo do escuro. Depois a professora fez muitas perguntas:


Porque é que não vemos os objectos no escuro?
Porque será que quando temos a lâmpada acesa conseguimos ver os objectos e quando a apagamos já não os vemos?
Será que não temos os nossos olhos abertos?

Então, porque não vemos os objectos no escuro?
De seguida fomos investigar: estávamos divididos em 2 grupos e cada grupo ficou com 3 caixas fechadas, 2 lanternas e 2 Cubos de madeira. Depois fizémos o seguinte:
Caixa A
Caixa fechada, apenas com um buraco, contendo um objecto não iluminado: um cubo de madeira
Caixa B
Caixa fechada, apenas com um buraco, contendo um objecto iluminado: um cubo de madeira iluminada por um foco de luz.
Caixa C
Caixa fechada, apenas com um buraco, contendo um objecto luminoso: um foco de luz acesa.

Depois de espreitarmos pelo buraco e de termos conversado sobre o que vimos, chegámos à conclusão de que

Só vemos os objectos quando estão iluminados ou quando têm luz própria.

Fácil, não é?
Gostámos muito da experiência.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Regresso às aulas

Recados do Orkut
Pois é! O tempo passou depressa e já estamos em 2009.
Amanhã a vida recomeça com o ritmo normal: Deitar cedo, levantar cedo, trabalhar, estudar, fazer os deveres...
Hum, que bem apetecia ficar mais uns dias em casa!